quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Para que serve a vida que todos desejamos?

As pessoas acostumadas desde crianças ao luxo, que vem desde os brinquedos Fischer-Price pra bebês até relógios Rolex ao sair da faculdade.

Mas qual é a razão de todo esse consumismo? Seria aquilo que não sabemos ao certo o significado, mas chamamos de "Status"? Status, pela definição de algum cronista por aí, "é aquilo que você recebe por comprar aquilo que você não quer, para mostrar para os amigos que você não gosta, aquilo que você não é".

Muito disso tudo não tem sentido algum, você ser respeitado por aquilo que você tem em detrimento daquilo que você é. O cúmulo dos absurdos. Você ser popular (outra coisa que odeio, mesmo sendo um pouco) por ter uma blusa GAP ou um óculos Ray-Ban. Poucos aqueles que são conhecidos pelos seus conselhos, por sua amizade ou mesmo por uma cola na prova.

Como a mídia consegue influenciar mentes que deveriam ver o erro por trás de tudo isso. Um erro tão explícito quanto esse. Pagar R$ 500,00 por um tênis adidas que foi feito por uma criança no Vietnam por no máximo 10 doláres. enquanto essa criança ganhou 0,50 centavos, isso se ganhou alguma coisa. Bases do Capitalismo (que eu, particularmente, não acho certo.) sistema defendido pelo EUA durante toda a Guerra Fria e que dá valor mais a uma nota de 1 dólar do que a uma vida humana.

Não que eu concorde inteiramente com o socialismo, mas, acho que ele ainda, se bem instaurado, daria muito certo. Se bem, que "instaurado" já uma palavra que transmite ordem e opressão. O grande problema mesmo não é o sistema econômico e político de um pais ou outro, e sim a grande ganância do ser humano, que, eu arrisco dizer, é uma coisa biológica.

Mas, como meu pai sempre disse, "se o sistema está contra você, junte-se a ele". Vamos todos fazer moda pra criar camisetas, tênis, etc, para a Nike. =/

Só não podemos esquecer, que todo nosso dinheiro fica com nossas famílias quando nós morremos, e o nosso último suspiro de ostentação seria o de comprar um belo caixão estofado num belo cemitério jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário